quarta-feira, março 17, 2010

Criança é arrancada da mãe em Jundiaí

A mãe, que é cigana, chora. Ela ainda esta com a filha de 1 ano e 2 meses.
Depois do depoimento na delegacia ela é avisada da decisão da justiça e se desespera.

Um guarda imobiliza mãe, enquanto a outra guarda pega a criança para levá-la a um abrigo de menores.

“Você tem filho, você vai pagar. Deus é grande”, diz a mãe da criança.

As ciganas que são de Jacutinga, Minas Gerais, foram detidas numa das ruas mais movimentadas do centro de Jundiaí. De acordo com a denúncia anônima feita à vara de Infância e Juventude, as mulheres pediam esmola e usavam a criança para sensibilizar os doadores.

A mãe nega a denúncia. “Eu tava lendo sorte, vendo mãos”, afirma.

A guarda municipal de Jundiaí disse que só cumpriu a ordem da justiça que desconsiderou que a menina estava exposta a riscos.

“Dentro das condições reunidas no momento, não tinha outra forma se não aquela, tentar conter a emoção da mãe e tentar da mesma forma cumprir a determinação judicial”, declara Solange Giotto, presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Segundo uma psicóloga do abrigo, a menina ainda chora muito. Para ela, a separação de mãe e filha foi muito violenta e que haveria outras opções menos traumáticas.

“Por exemplo, trazendo esta mãe ao abrigo, fazendo com que ela visitasse a casa, visse onde esta criança iria dormir, iria fazer as refeições, brincar, pra que ambas se tranquilizassem e a mãe fosse embora um pouquinho mais calma sabendo onde a filha ficaria”, diz

Para a pedagoga, mestre em psicologia, o ideal seria encontrar maneiras de unir mãe e filha. “Porque não deixar que este laço afetivo continue? Porque não achar uma saída para que esta convivência seja possível. Esta mãe precisa ser acolhida também. Se ela está lá pedindo esmola, desempregada e tendo a filha para cuidar, então também eu acho que ela tem que ser acolhida, acompanhada”, diz Sônia Chebel, pedagoga.

PS: Eu achei isso um absurdo o que fizeram com essa criança, e com a mãe. Primeiro não é assim que se tira uma criança de uma mãe, segunda essa criança não para de chorar. O que eles deveriam ter feito? Era levar a criança e a mãe juntos, levar a mãe aonde a filha fosse ficar, para ela poder visita a criança. Mais não eles foram brutos ao tirar essa criança do colo de sua mãe, parece que eles não tem filhos e não sentiram nada. ERRADOOOOOOO MESMO isso que fizeram tinha outro jeito de resolver. Outra a criança vai ficar traumatizada e muito, e ela já está assim. Eles foram mostro com essa atitude com a criança. É isso minha opinão e quando eu ver uma coisa assim irei falar mesmo. Mas cada um tem uma opinião ne, tem pessoas que tem coração de gelo mesmo fazer ne so lamentar. Até a Sandra a apresentadora do "Jornal Hoje" chorou. Mais enfim que foi triste foi e errado também.

Fonte: Globo.com/jornal Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário